Relatório de Estágio supervisionado pronto: como fazer e exemplos (2023)

O Que é Um Relatório de Estágio

Aprender como fazer seu relatório de estágio é obrigação do aluno, pois esses relatórios são exigidos por Lei, fazem parte do estágio que não é a mesma coisa que um emprego. Ou seja, são diferentes do estágio não obrigatório.

A cada seis meses estagiados, o aluno deverá apresentar o relato dos ofícios desenvolvidos e o que aprendeu com esses exercícios.

Além disso, os relatórios são obrigatórios como um dos requisitos para obtenção do diploma na faculdade e formação do futuro profissional. Tenha em mente que aprender como fazer o seu relatório de estágio não é muito difícil.

Como Fazer um Relatório de Estágio

Relatório de Estágio supervisionado pronto: como fazer e exemplos (1)

Foto: unsplash.com

Agora que já esclarecemos o que seria um relatório de estágio supervisionado, salientamos a sua importância, pois é através dele que todo o seu processo de aprendizado durante o estágio é medido.

O professor irá avaliar através do seu relatório como foi o seu estágio supervisionado, e então vai lhe atribuir uma nota.

Por isso, é importante caprichar na hora de elaborar os relatórios. Ainda não tem certeza do que se trata? Um modelo de relatório de estágio pode esclarecer, procure na internet.

Muitos estudantes se perguntam: como começar um relatório de estágio?

Para te ajudar a elaborar um bom relatório, trouxemos algumas dicas de elementos que não podem faltar no seu relatório. E a primeira delas é qualificar a instituição ou empresa em que você estagiou.

Tenha em mente que a instituição pode não ser conhecida do seu professor que irá avaliar o relatório.

Dessa forma cabe a você descrever como é a instituição que você estagiou, os valores, a missão da empresa, dentre outras informações.

Você verá isso em praticamente qualquer modelo de relatório de estágio.

O próximo passo será descrever as atividades que você exerceu, quais foram, o local em que foram exercidas, e a data.

Nessa parte a riqueza de detalhes deve imperar. Portanto, descreva com bastante clareza quais exercícios você desempenhou.

Lembre-se que elas têm por finalidade fazer você ter o primeiro contato com a área na qual pretende atuar. Além disso, serve como forma de aprender. Isso vale para o relatório final de estágio do ensino superior ou não.

Assim, é muito importante que esse parágrafo em seu relatório de estágio seja bem caprichado.

Uma dica é você manter um diário, nesse diário você fará anotações sobre a atividade que foi desenvolvida e sobre suas observações sobre essa atividade.

Nesse passo, você pode ir salvando esses arquivos em Word, e assim já estará montando um relatório simples pronto.

Pois após completar o período estagiado poderá pegar aquelas anotações das atividades realizadas, com as observações e inserir no formato do relatório.

Nessa ótica, se você tiver que elaborar um relatório de alguma licenciatura, você poderá pegar e dividir seu relatório em exercícios que foram realizados.

Assim, você irá descrever nos ofícios administrativos as reuniões que participou, os conselhos de classes, e demais reuniões que envolvem os outros professores e gestores do colégio.

Também poderá escrever nos exercícios educacionais as orientações que deu aos alunos, alguma aula que tenha feito junto com o professor titular, alguma atividade que tenha desenvolvido e etc.

Dessa maneira, uma dica extremamente valiosa é começar o relatório enquanto ainda está estagiando.

Apesar da data de entrega dele ser após a conclusão do estágio, vale a pena começar a sua produção antes de finalizar o período estagiado.

Assim você ainda estará com a memória fresca sobre os exercícios que desempenhou, além disso ganhará tempo e não precisará elaborar ao final correndo.

Isso resulta em um relatório de estágio supervisionado bem melhor.

Caso não queira optar por essa dica, ao menos faça uma lista das tarefas realizadas durante o período estagiado.

A quantidade de tempo dos estágios obrigatórios é medida em horas. Assim, o período de estágio pode durar vários meses, dependendo da carga horária diária. E então, você pode acabar esquecendo de alguma tarefa importante, algum projeto interessante, e acabar deixando de mencioná-lo.

Essa dica é muito valiosa, você verá. Um relatório de estágio supervisionado de pedagogia ou um relatório de estágio supervisionado de letras pode se beneficiar muito disso.

O relatório de estágio mede todo seu aprendizado durante o estágio.

Estrutura de um Relatório de Estágio

Bem, para facilitar ainda mais seu entendimento acerca da avaliação, agora que te explicamos sobre o que é e quais elementos devem obrigatoriamente constar nele para ser bem elaborado, iremos mostrar como fazer um relatório.

Aqui vamos te mostrar uma estrutura básica que te auxiliará na hora de montar o seu relatório. Lembramos que cada instituição pode solicitar alguns arranjos diferentes.

A maior parte da estrutura do relatório de estágio é similar à do trabalho acadêmico (NBR 14724): capa, sumário, introdução, desenvolvimento, considerações finais de um relatório de estágio, dentre outros elementos. Vamos conferir:

Capa do relatório de estágio

Deverá ser escrito o nome do autor do texto, qual curso ele atua, o nome da instituição universitária ou faculdade e o título do trabalho. Este último geralmente é “relatório de estágio supervisionado de [inserir curso]” ou apenas “relatório de estágio obrigatório”. Após virá a data e o local em que o relatório foi elaborado. A capa é para ser simples e limpa.

Assinatura do professor

Há instituições que cobram uma página com a assinatura do professor responsável pelo estágio, e os responsáveis pela instituição de ensino em que ele atuou.

Um sumário

Apesar de algumas instituições não cobrar o sumário, ele é interessante em documentos formais, pois auxilia na hora em que o leitor estiver lendo o documento identificar em qual página está o conteúdo buscado.

Resumo

Essa é parte fundamental de como iniciar e de como elaborar um relatório de estágio. É interessante elaborar um resumo, porque ele faz um apanhado geral do que virá a ser tratado no texto, ele já serve para prender a atenção do leitor sobre o texto, e também prepará-lo para o texto que virá a seguir. O resumo do relatório de estágio não é para ser longo.

Introdução de relatório de estágio

É nesse momento que você já começa o seu texto, aqui você vai descrever o estágio, sintetizar o seu conceito. A introdução não é o mesmo que o resumo.

Detalhamento da instituição em que se estagiou

Nesse momento do relatório o assunto que deve ser tratado é sobre a empresa em que você estagiou. Você deverá descrevê-la, trazer a sua visão, os objetivos da empresa, sua atuação no mercado, o endereço dela, os serviços oferecidos, se for dividida em departamentos você deve qualificar também o seu departamento de atuação, a política de privacidade, quais os valores da empresa, como ela influenciou seus estudos e a maneira que ela atua no mercado de trabalho, seus procedimentos e etc. É muito importante que o leitor tenha uma ideia de como a coisa toda funciona na empresa. Pode parecer não ser necessário, mas ao ter uma ideia de como funciona a empresa, o leitor terá uma ideia dos seus serviços prestados de uma forma melhor.

Detalhamento dos ofícios feitos ou atividades

Agora é o momento de você relatar as atividades que você desenvolveu ao longo do estágio. Descreva as informações com riqueza de detalhes. Aproveite o momento e coloque suas observações acerca do desenvolvimento da atividade, como foi para você elaborar a atividade, o que você acha que aquela atividade contribuiu para seu aprendizado, se a tarefa te agregou algum conhecimento. Ao fazer isso você estará elaborando um excelente relatório.

Resultados

Nesse momento você vai descrever a importância do trabalho desenvolvido para o seu crescimento e o seu aprendizado, quais habilidades você desenvolveu depois de estagiar naquela empresa. Além disso, procure dizer qual o seu impacto e contribuição para a instituição em questão. Essa parte é como a conclusão de relatório de estágio.

Anexos

Nesse momento você deverá agregar algum material que seja importante para o relatório, mas que não foi comportado no corpo do texto.

Como dissemos, essa é a estrutura básica de um relatório. Nas imagens a seguir, você verá algumas partes da estrutura de relatórios reais. Elas servem como um exemplo de relatório de estágio:

Relatório de Estágio supervisionado pronto: como fazer e exemplos (2)

Capa. Fonte: MOREIRA, 2017

Relatório de Estágio supervisionado pronto: como fazer e exemplos (3)

Folha de rosto. Fonte: SOUZA, 2011

Relatório de Estágio supervisionado pronto: como fazer e exemplos (4)

Resumo. Fonte: CUNHA, 2018

E se você quiser mais exemplos, entre nos links a seguir. Cada um destes relatórios já foi avaliado e pode servir de modelo de relatório de estágio pronto para você. Mas atenção: sempre informe-se sobre as normas exigidas pela sua instituição de ensino.

Relatórios de estágio em PDF

Além destes trabalhos prontos, separamos mais algumas dicas especiais para você:

Relatório de estágio CIEE

O CIEE é “uma associação civil de direito privado [...] por meio de diversos programas, dentre eles o de aprendizagem e o estágio de estudantes, possibilita aos adolescentes e jovens uma formação integral, ingressando-os ao mundo do trabalho.” Milhares de jovens fazem seus primeiros estágios por meio do CIEE. Como parte do programa, precisam apresentar ao CIEE relatórios obrigatórios de suas atividades, como parte de cumprimento da legislação vigente.

Relatório de estágio UNIFRAN

A Unifran faz parte da rede educacional Cruzeiro do Sul. Informações sobre seus estágios obrigatórios podem ser obtidas aqui: https://arquivos.cruzeirodosuleducacional.edu.br/criacao/arquivos/up/manual-estagiario-up.pdf

Relatório de estágio uninter PDF

Se você quiser ler um artigo científico sobre o estágio curricular da Uninter, clique aqui: https://www.cadernosuninter.com/index.php/humanidades/article/view/813/672

Relatório de estágio UNIP

Para saber mais sobre os estágios obrigatórios da UNIP e sobre seu relatório de atividades, veja aqui: https://www.unip.br/estagiosecarreiras/

Relatório de estágio Unopar

Detalhes sobre o estágio supervisionado podem ser obtidos aqui: https://blog.unopar.com.br/estagio-obrigatorio/

A importância da ABNT para esse tipo de trabalho

A Associação Brasileira de Normas Técnicas estabelece padrões, normas e regras para uma série de trabalhos acadêmicos. É o padrão nacional para a maioria dos documentos formais feitos em território nacional.

Uma das primeiras coisas que os seus avaliadores vão fazer ao receber o seu documento em mãos vai ser folhear o mesmo e ver se tem algo fora das normas da ABNT.

Você precisa entender que a ABNT não é uma instrução de como fazer um bom trabalho, mas sim uma norma que recomenda boas práticas a nível de formatação.

Isto é, algo que pode ser seguido na faculdade, mas que não é obrigatório, como uma lei. Por isso, algumas instituições desenvolvem seus próprios manuais de normalização..

Mas não se preocupe com tamanha seriedade. A verdade é que não é para ser algo difícil de ser feito. Basta seguir as instruções que podem ser encontradas facilmente no Google.

Quanto a normas ABNT para relatório de estágio você tem duas opções:

  1. Verificarse há um manual da sua instituição de ensino elaborado especialmente para servir de guia aos relatórios de estágio de seus alunos.
  2. Seguir diretamente as normas ABNT. Existe uma norma específica, a NBR 10719:2015 - Relatório técnico e/ou científico - Apresentação. Além dela, você também vai precisar de normas complementares, como a de Referências, a de Citações, a de Numeração progressiva e a de Resumo.

A importância do relatório de estágio para a sua vida acadêmica

O estágio é o que mostra ao aluno como o mundo real funciona. Ao menos, é o que dá uma ideia da realidade para o estudante.

As escolas não preparam seus alunos para certos aspectos do trabalho, portanto, o estágio se torna essencial para mostrar a realidade aos poucos para o aluno.

O relatório sobre essa experiência serve para relatar aos seus educadores o que foi feito, o que você aprendeu, e o que conseguiu de fato experimentar durante o processo.

O estágio é para ser uma experiência de vida importante e o relatório sobre o mesmo serve para demonstrar que ele cumpriu sua missão.

Quando o relatório de estágio deve começar a ser escrito

Alguns estudantes podem imaginar que é uma boa ideia fazer assim que o tempo estiver chegando ao fim.

Eles confundem a data de entrega com a data para começar a fazer. A verdade é que você deve começar com seu relatório assim que começar com seu estágio.

Não se trata necessariamente de fazer o documento que vai ser entregue aos seus professores, mas de começar a anotar os detalhes da sua experiência.

Uma boa ideia é dar uma olhada em alguns relatórios de estágio da sua área para começar a entender o que deve ser registrado.

Para começar, use o Google para encontrar um exemplo se já não tiver. O relatório de estágio de enfermagem deve iniciar quando se entra no hospital.

O que acontece se houver erros no relatório?

Trata-se de um trabalho acadêmico como qualquer outro, há punições quando o mesmo não é feito da forma correta.

Pense o seguinte, esse tipo de trabalho é feito por um aluno experiente e responsável, alguém que já está concluindo sua carreira acadêmica.

É de se esperar que ele consiga entregar um ótimo relatório, até porque não há nada demais nisso.

Mas respondendo à pergunta deste tópico, se houver erros no relatório, os professores podem pedir que o mesmo seja refeito. Em alguns casos, ele é tratado como um TCC, trabalho de conclusão de curso.

O estudante que não tem a aprovação pode acabar sendo impedido de receber o diploma até que a situação seja resolvida.

A empresa deve conferir o relatório antes da entrega?

Um relatório de estágio deve contar detalhes sobre a experiência do estudante na empresa que o contratou como estagiário.

É possível que existam algumas críticas à empresa devido aos eventos que o estagiário presenciou. Portanto, não seria nada interessante que a empresa em questão conferisse este documento. Isso vale para o relatório de estágio de técnico em enfermagem ou qualquer outro.

Quanto tempo vou gastar com o relatório?

Uma pergunta frequente é se vai ser necessário investir muito tempo e esforço. Se você deixar o seu relatório de estágio ABNT para a última hora, certamente vai ser uma experiência cansativa, estressante e que vai consumir muito do seu tempo.

Mas se você buscar seguir o conselho presente neste artigo, começar assim que você começar o estágio, tem tudo para ser um processo tranquilo que você nem vai perceber de verdade. O segredo é esse, fazer aos poucos.

Quer algumas dicas práticas sobre relatórios de estágio? Leia o quadro abaixo.

Certo

Errado

  • Levar a elaboração do relatório de estágio tão a sério quanto o TCC.
  • Confiar apenas na memória e não anotar as atividades feitas desde o início.
  • Fornecer informações detalhadas sobre o local de estágio.Descrever as atividades exercidas com riqueza de detalhes.
  • Subestimar a importância do estágio supervisionado na vida acadêmica, e, consequentemente, negligenciar o relatório.
  • Embora seja um relatório, é bem possível que você precise fazer citações. Por isso, lembre-se de incluir as referências.
  • Fazer comentários antiéticos sobre a empresa ou seus funcionários no relatório. Críticas podem e dever ser feitas, mas precisam respeitar os limites éticos.
  • Incluir os anexos, quando necessário. Muitas vezes é preciso incluir documentos produzidos pela empresa a fim de facilitar o entendimento de processos narrados no relatório.
  • Não preencher formulários e autorizações exigidos tanto pela universidade quanto pela empresa.

Confira neste vídeo: como fazer um relatório de estágio

Considerações finais

Esse artigo mostrou para você o relatório de estágio, algo que boa parte dos cursos de graduação brasileiros exige, como requisito para colação de grau.

Por isso, explicamos para você em detalhes o que significa um relatório de estágio supervisionado.

Também esclarecemos como fazer um relatório como esse, detalhando quais tipos de informações não podem faltar no documento. Mostramos a estrutura do relatório de estágio, que é bem similar a de um trabalho acadêmico. Portanto, não deve ser novidade para você e não irá trazer grandes dificuldades.

Inserimos algumas ilustrações de relatórios reais, para que você compreenda bem do que estamos falando. Apresentamos links também, caso você queira ler relatórios inteiros.

Falamos sobre as normas ABNT úteis na elaboração de um relatório de estágio, e você deve ter percebido que são várias.

Por fim, reafirmamos que o relatório de estágio é um trabalho simples. Talvez seu maior segredo seja realmente a organização. O estagiário que conseguir organizar-se desde o início, fazendo as anotações certas, não terá dificuldade de elaborar seu texto.

No que diz respeito ao seu relatório de estágio e, para ser franco, sobre sua vida acadêmica, o melhor que você pode fazer é levar a sério. Mesmo um relatório de estágio de educação infantil. Não deixe para depois o que pode ser feito agora.

Se está nesse ponto quer dizer que está prestes a acabar sua carreira acadêmica, não encerre este período importante da sua vida tratando-o com desdém.

Siga os conselhos apresentados aqui, comece o quanto antes. Ninguém espera erros no relatório de estágio porque é um trabalho simples de ser feito.

Comprar um relatório de estágio não é o melhor plano, mas se não tiver outra opção, pode comprar um modelo pronto para usar. Pode obter o preço do relatório de estágio junto do empreiteiro.

Com um pouco de esforço você vai aprender como escrever um relatório de estágio.

Fonte para aprofundar a pesquisa

NBR 10719: https://metodologiaunirio.files.wordpress.com/2016/10/nbr-10719-versao-2015.pdf

Perguntas frequentes

O que define um relatório de estágio?

O que o define é justamente o relato detalhado de atividades desenvolvidas em um estágio. Além disso, uma contextualização e caracterização do local de estágio também é necessária.

O que colocar no relatório de estágio supervisionado?

Deve ser colocado a descrição e contextualização da empresa e de seu ramo de atuação. Também deve ser colocada a importância do estágio naquele local, quais os objetivos do estagiário, as atividades que ele desenvolveu e suas conclusões.

O que colocar em uma introdução de um relatório de estágio?

Na introdução podem ser incluídas informações sobre a empresa e sobre os objetivos do estudante.

Qual a importância de um relatório de estágio?

A importância do relatório de estágio é atestar tudo que o estudante vivenciou, aprendeu e concluiu durante aquele período de trabalho supervisionado.

Checklist

Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Sen. Emmett Berge

Last Updated: 11/15/2022

Views: 6018

Rating: 5 / 5 (80 voted)

Reviews: 95% of readers found this page helpful

Author information

Name: Sen. Emmett Berge

Birthday: 1993-06-17

Address: 787 Elvis Divide, Port Brice, OH 24507-6802

Phone: +9779049645255

Job: Senior Healthcare Specialist

Hobby: Cycling, Model building, Kitesurfing, Origami, Lapidary, Dance, Basketball

Introduction: My name is Sen. Emmett Berge, I am a funny, vast, charming, courageous, enthusiastic, jolly, famous person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.